Fichamento II


Fichamento II
NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA?
Resumo
É muito complicado falar de qualidade na sala de aula sabendo de uma realidade cruel das escolas rurais e das escolas do nordeste. O professor é sempre sobrecarregado e ao mesmo tempo precisa ter tempo para se adaptar a essa realidade e poder mediar com um bom ensino. Mas existem também aquelas escolas que são referencias no ensino e na qualidade das tecnologias, mas não podemos tomá-las como exemplo diante da nossa realidade.
Ao falarmos de tecnologia na escola estamos falando de tecnologia educacional, e tem sido grande a resistência dos professores quanto a tanta mudança rápida, alguns nem preparados estão para aplicar tais conhecimentos dentro de sala de aula, e que com tão pouco tempo já se torna desatualizado com a tecnologia que vem crescendo e modificando tudo tão rápido. O uso do computador em sala de aula pode contribuir nas atividades e não substituir o professor como muito tem si falado. Vários são os programas que tetam inserir a informática dentro da sala com o intuito de fazer a junção da educação com a tecnologia. Mas o fato de trazer programas e treinar esses professores para dar essas aulas não significa que teremos uma educação com mais qualidade, pois o feito no ensino as vezes nem muda. É necessário que os professores e alunos estejam aptos a usar essas ferramentas de forma que contribua com o aprendizado e estar ciente das diversas dificuldades que tanto o aluno quanto o professor possa ter.
Nossas escolas públicas e professores, como vimos no início deste trabalho, ainda não possuem ambientes favoráveis a este tipo de atividade. Isto no entanto, não significa que não devamos iniciá-la, que o professor desista de experimentar, de ousar. Lembro, por exemplo, de um jovem professor de uma escola de periferia de Recife, que aos sábados levava seu computador pessoal para a escola, compartilhando-o com um grupo de alunos.”

Além de ampliar os sentidos, condicionando a experiência da realidade, as tecnologias da informática, amplificam aspectos da capacidade de ação intelectual.”

Onde a sabedoria de um professor de uma escola rural, ou de um velho pescador da comunidade, pode ser mais importante para a formação da identidade da criança e para a sobrevivência da cultura do que toda a informação que é produzida diariamente nos lugares sofisticados do planeta.”

Comentários pessoais
É de extrema importância que os professores estejam motivados a dar aula usando uma nova tecnologia para mediar na educação, mas isso dentro da realidade de cada escola e de cada aluno. É importante que ele perceba as dificuldades e saiba lidar com elas para que contribua também com o seu aprendizado.

Referencia Bibliográfica

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou educação conservadora? 1999. Disponível em: http://www.colombiaprende.edu.co/html/mediateca/1607/articles-106213_archivo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário