Fichamento
II
NOVAS
TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO
CONSERVADORA?
Resumo
É muito complicado
falar de qualidade na sala de aula sabendo de uma realidade cruel das
escolas rurais e das escolas do nordeste. O professor é sempre
sobrecarregado e ao mesmo tempo precisa ter tempo para se adaptar a
essa realidade e poder mediar com um bom ensino. Mas existem também
aquelas escolas que são referencias no ensino e na qualidade das
tecnologias, mas não podemos tomá-las como exemplo diante da nossa
realidade.
Ao falarmos de
tecnologia na escola estamos falando de tecnologia educacional, e tem
sido grande a resistência dos professores quanto a tanta mudança
rápida, alguns nem preparados estão para aplicar tais conhecimentos
dentro de sala de aula, e que com tão pouco tempo já se torna
desatualizado com a tecnologia que vem crescendo e modificando tudo
tão rápido. O uso do computador em sala de aula pode contribuir nas
atividades e não substituir o professor como muito tem si falado.
Vários são os programas que tetam inserir a informática dentro da
sala com o intuito de fazer a junção da educação com a
tecnologia. Mas o fato de trazer programas e treinar esses
professores para dar essas aulas não significa que teremos uma
educação com mais qualidade, pois o feito no ensino as vezes nem
muda. É necessário que os professores e alunos estejam aptos a usar
essas ferramentas de forma que contribua com o aprendizado e estar
ciente das diversas dificuldades que tanto o aluno quanto o professor
possa ter.
“Nossas escolas públicas e professores, como vimos no
início deste trabalho, ainda não possuem ambientes favoráveis a
este tipo de atividade. Isto no entanto, não significa que não
devamos iniciá-la, que o professor desista de experimentar, de
ousar. Lembro, por exemplo, de um jovem professor de uma escola de
periferia de Recife, que aos sábados levava seu computador pessoal
para a escola, compartilhando-o com um grupo de alunos.”
“Além de ampliar os sentidos, condicionando a
experiência da realidade, as tecnologias da informática, amplificam
aspectos da capacidade de ação intelectual.”
“Onde a sabedoria de um professor de uma escola rural,
ou de um velho pescador da comunidade, pode ser mais importante para
a formação da identidade da criança e para a sobrevivência da
cultura do que toda a informação que é produzida diariamente nos
lugares sofisticados do planeta.”
Comentários pessoais
É de extrema importância que os professores estejam
motivados a dar aula usando uma nova tecnologia para mediar na
educação, mas isso dentro da realidade de cada escola e de cada
aluno. É importante que ele perceba as dificuldades e saiba lidar
com elas para que contribua também com o seu aprendizado.
Referencia
Bibliográfica
CYSNEIROS,
Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino
ou educação conservadora? 1999. Disponível em:
http://www.colombiaprende.edu.co/html/mediateca/1607/articles-106213_archivo.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário